localizado no emblemático Parque Guinle, o Edifício Caledônia, projetado por Lúcio Costa em 1954, é um ícone da arquitetura modernista brasileira.

o projeto de arquitetura para esta unidade foi cuidadosamente elaborado para a criação de um espaço interior que dialogue harmoniosamente com a arquitetura singular do edifício. revelar e honrar a beleza dos elementos originais foi a principal premissa de projeto, tendo como objetivo a criação de uma atmosfera livre de excessos e sobretudo atenciosa às pré-existências.

os icônicos cobogós e brises-soleils que compõem a fachada e desenham os planos internos através de seu belíssimo jogo de luz e sombra, os pilares redondos que se destacam e conferem ritmo visual ao apartamento, bem como a escolha dos mobiliários que reverenciam e valorizam a estética modernista.

os materiais selecionados estabelecem um diálogo harmonioso com a paleta de cores da fachada do edifício. na cozinha, o ladrilho em tom azul esverdeado cria conexão visual com os brise-soleils. nos banheiros, o uso do terracota, faz referência aos cobogós.

os armários em aço inox, originais da época, foram reformados e incorporados à nova cozinha. desenhamos o módulo superior afastado do teto, criando espaço para um brise de vidro que favorece a circulação de ar e a entrada de luz natural. a combinação dos elementos novos e antigos, foi uma das principais premissas do projeto que teve como objetivo ressignificar e manter viva a história e memórias desse espaço.


categoria 
residencial
localização laranjeiras, rio de janeiro
fase concluído
início do projeto 2022
fim da construção 2023
área construída 250m²

*fotografia _felco
*execução de obra formatto arquitetura
*marcenaria josé luis