no projeto de reforma do apartamento da gávea, vigas e concretos aparentes revelam a estrutura original da edificação, antes ocultos por forros de gesso rebaixados. com a demolição dos forros, os espaços ganharam pé direito generoso, garantindo iluminação e ventilação natural.

o projeto de arquitetura teve como premissa gerar espaços que pudessem responder aos desejos e necessidades de seus habitantes. um dos quartos foi integrado à sala, através de painéis em marcenaria que permitem a flexibilidade dos ambientes – hora quarto de hóspedes para receber a filha que mora fora, hora sala de convivência da família. a generosa mesa de jantar e o escritório adaptado ao espaço principal foi pedido inicial do cliente, chef de cozinha que trabalha e recebe em casa. a estante de marcenaria, elemento que divide os dois ambientes, foi desenhada sob medida com prateleiras reguláveis para abrigar os objetos afetivos e a vasta biblioteca dos moradores.

o quarto das crianças foi um grande desafio: o espaço de apenas 10m² deveria cumprir a função de acomodar 3 filhas de diferentes idades. trocador, mesa de estudo e espaços para armazenar os brinquedos foram milimetricamente calculados de forma divertida.

localização gávea, rio de janeiro
fase construído
início do projeto 2016
fim da construção 2016
área construída 70m²

*fotografia nicolas bouriette

*execução de obra GM construção + acompanhamento LINHA arquitetura

*marcenaria cristal da serra